fbpx

Piscina Fácil

O que é a COF: Circular de oferta de franquia?

A compra de uma franquia é um investimento muito importante e deve ser pensado e realizado com cautela, levando em conta tanto o perfil do franqueado, quanto da franqueadora. Para adquirir e operar uma franquia de forma eficiente, as empresas devem fornecer aos seus franqueados a COF — Circular de oferta de franquia. Documento obrigatório pela Lei de Franquias 8.955, que apresenta as condições gerais do negócio e contém todos os dados e informações comerciais, financeiras e jurídicas.

O documento reúne tudo que a franqueadora oferece aos seus franqueados, desde balanços financeiros, valores de investimentos e taxas, até como será o layout da loja ou como funcionará o suporte. O franqueador não deve omitir e nem falsificar dados ou ainda criar expectativas irreais aos empreendedores interessados na aquisição da franquia. Caso as informações constantes na Circular de Oferta de Franquia não forem verdadeiras, o franqueado estará assegurado por lei, tendo direito a uma indenização.

A COF é considerado um documento importante para que o candidato a franqueado conheça detalhadamente seus direitos e deveres em relação à franquia e possa avaliar se a oportunidade de investimento é adequada ao seu perfil. O franqueador também deverá analisar rigorosamente o perfil do candidato, sua capacidade financeira, assim como seu comprometimento com o negócio.

A COF é um dos instrumentos mais utilizados judicialmente em caso de litígio entre as partes, o que obriga o franqueador a ser cuidadoso na formulação e entrega do documento e o franqueado a buscar ajuda especializada para esclarecimento de dúvidas no intuito de realizar o melhor investimento.

A lei exige que a COF seja assinada após um prazo de 10 dias, para que o candidato tenha tempo de analisar as condições do negócio, suprir as dúvidas e decidir se realmente irá investir na franquia. O descumprimento do prazo de entrega, que deve ocorrer até 10 dias antes da assinatura do pré-contrato, contrato ou pagamento de qualquer taxa, pode levar à anulabilidade do contrato de franquia.

Informações que Devem Constar na COF

A COF é a documentação legal que assegura a relação entre franqueador e franqueado. Na Circular de Oferta de Franquia devem estar contidas as principais informações sobre a franquia e aquilo que se espera do franqueado, quais as responsabilidades e os direitos de cada uma das partes.

Abaixo listamos alguns dos principais dados que devem ser analisados na COF:

  • Apresentação, histórico da franquia e o registro da marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial;
  • Balanços e demonstrações Financeiras;
  • Pendências jurídicas;
  • Valor do investimento e taxas;
  • Serviços prestados (suporte e acompanhamento).

Neste sentido, a COF serve para esclarecer ao franqueado como funciona o modelo de franquia que ele pretende adquirir e tem como objetivo estabelecer parcerias e colocar em prática um plano de expansão que permita o crescimento de todos.
As informações contidas na COF são importantes e merecem ser tratadas com cuidado e confidencialidade. A COF deve ser uma etapa transparente no processo de aquisição de um novo franqueado. Se as informações não forem completas e adequadas pode ser questionada a validade do contrato de franquia.
Agora que você já sabe o que é a COF, acesse o conteúdo exclusivo do nosso blog para entender quais as vantagens de investir na Microfranquia Piscina Fácil e empreenda em um mercado promissor.

Franqueado – Piscina Fácil

Curso Presencial de Piscineiro

Torne-se um tratador de piscinas qualificado e conquiste os clientes mais exigentes! Aprenda com a melhor empresa em manutenção de piscinas do Brasil e realize a limpeza física, o tratamento químico, análises, operação de filtros e motobombas.

Venha ser um piscineiro de sucesso e fature alto na profissão! 🤑

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
Conheça o Autor

Conheça o Autor

Sócio administrador da Piscina Fácil, Vinicius Teixeira dos Reis é Engenheiro de Aquicultura, formado pela UFSC em 2008 e Engenheiro Civil, em formação, pela UNICESUMAR.

Apaixonado por águas, trabalha como piscineiro, laguista e construtor. Além dessas atividades, ministra cursos e cria conteúdos sobre Tratamento de Piscinas, Construção de Lagos Ornamentais, Piscinas Naturais, Jardinagem e Paisagismo.

Posts Recentes