Como calcular o volume de uma piscina

Para se calcular o volume de água em uma piscina devemos primeiro observar seu formato.

Um pré-requisito básico para se trabalhar adequadamente com piscinas é saber a quantidade de água armazenada em seu tanque afim de se dimensionar corretamente a quantidade necessária de produtos químicos. Apesar de muitas vezes ser considerado complicado, com as técnicas corretas, se torna simples calcular o volume de uma piscina.

Sendo assim, para calcular o volume de água em uma piscina, deve-se, primeiramente, observar seu formato e realizar as medições necessárias utilizando-se um trena graduada em centímetros e metros. Após, deve-se aplicar as fórmulas que seguem conforme o formato da piscina.

piscina-retangular

Piscinas retangulares

Volume (m³) = Largura (m) x Comprimento (m) x Profundidade (m)

Exemplo:
Comprimento = 9,0 m
Largura = 2,30 m
Profundidade = 1,20 m
Calculo: 9,0 X 2,30 X 1,20 = 24,84 m³

Repare que o resultado está em metros cúbicos (m³). Isto acontece sempre que multiplicamos três valores em metros.

A piscina do exemplo possui 24,84 metros cúbicos de água. Para se saber o resultado em litros, deve-se multiplicar a quantidade de metros cúbicos por 1000. Fazendo o cálculo, é descoberto que essa piscina possui 24.840 (vinte e quatro mil oitocentos e quarenta litros de água). Muita água, não é? Por isso, fica mais fácil utilizar diretamente o valor em metros cúbicos.


Piscinas circulares

Volume (m³) = Diâmetro (m) X Diâmetro (m) X Profundidade (m) X 0,8

piscina-circular

 

piscina-oval

Piscinas ovais

Volume (m³) = Diâmetro Maior (m) X Diâmetro Menor (m) X Profundidade (m) X 0,8

OBS: Muitas vezes iremos encontrar piscinas com profundidades que variam. Nesse caso utilizamos para seu cálculo de volume a profundidade média. Isso nada mais é que pegarmos a profundidade menor e somarmos  à profundidade maior. O resultado dessa soma deve ser divido por dois, obtendo-se assim a profundidade média.


 

Logo-footer

Fone: 0800 646 2012

E-mail: contato@piscinafacil.com.br

© Piscina Fácil 2018. Todos os direitos reservados.