Como Funciona uma Piscina

Primeiramente vamos conhecer os principais componentes de uma piscina tradicional para depois visualizarmos seu funcionamento.

Esquema-Como-funciona-uma-piscina

Principais componentes

  • Tanque, reservatório ou piscina propriamente dita –  Construída e revestida de diferentes materiais, é o componente principal de uma piscina, podendo variar muito de tamanho e formato;
  • Tubulação de aspiração – Encanamento onde se conecta a mangueira de aspiração. Na maioria das piscinas seu bocal (com rosca interna para fixação do adaptador de mangueira) se encontra na parede lateral da piscina (a de maior comprimento) um pouco acima da metade de sua altura;
  • Tubulação de coadeira – Capta a camada superficial da água por meio da coadeira automática (conhecido também pelo seu nome em inglês, skimmer), recolhendo as partículas de sujeira e folhas antes que se depositem no fundo. Capta também a gordura existente na superfície da água;
  • Tubulação de ralo de fundo – Sua função é sugar a água da parte mais profunda da piscina por meio do dispositivo conhecido como ralo de fundo;
  • Tubulação de retorno – É a responsável por levar a água filtrada de volta à piscina;
  • Tubulação de esgoto – Possibilita o descarte de água para a rede de esgoto;
  • O filtro – Responsável pela remoção das partículas de sujeira da água, normalmente o meio filtrante é a areia;
  • A bomba – Também conhecida por motobomba ou motor, tem a função de forçar a circulação da água pelas tubulações e o reservatório.

Como funciona

Uma piscina tem seu funcionamento relativamente simples, vejamos:

A água armazenada no tanque, como o passar do tempo e a ação de ventos e chuva, é contaminada com poeira, folhas e também pela gordura liberada de bronzeadores, filtros solares e pela própria pele e excreção dos banhistas (suor, urina).

Quando a bomba está ligada, a água é forçada a entrar pelas tubulações de saída de água por meio de seus dispositivos (bocal de aspiração, coadeira e ralo de fundo). Após ser conduzida pelas tubulações, a água suja chega a bomba, passando pelo pré-filtro onde as sujidades maiores são retidas, e então é impulsionada para dentro do filtro.

Depois de passar no filtro, a água segue seu caminho de volta à piscina pela tubulação de retorno ou,dependendo da posição em que foi colocada a válvula seletora, é descartada para o dreno seguindo para o esgoto.


Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo que teremos prazer em respondê-lo!

Curso Básico
de Manutenção de Piscinas

Disponível em todo Brasil.


  • victor Goulart

    Quando ligo em filtrar a agua fica indo para o esgoto, o que está acontecendo?

    • Caro Victor, provavelmente a válvula de seu filtro está estragada. Para fazer esse reparo, te indico contratar um técnico especializado.

  • Helio Giudice Junior

    Boa Tarde! Como sei quando o filtro está com problema,pois tenho uma piscina de 80.000 litros e não consigo deixar água cristalina,como era antes de comprar a casa,ontem mesmo tive que jogar Cris Àgua ( Bicabornato de Sódio) e mais Clarificante so que não consigo deixar a água cristalina e sim está esverdeada mais não tem uma sujeira na piscina,? E estou em desespero pois está epoca o pessoal cobra muito caro, e não moro na casa e sim de veraneio no Litoral de São Paulo em Cambury

    • Helio, antes de tudo temos que diagnosticar qual é o problema da água de sua piscina. Para isso, você deve medir o pH, o cloro e a alcalinidade. Com esses dados, posso te fazer uma indicação de quais produtos são necessários. No aguardo de seu retorno. Provavelmente, o problema está nos parâmetros físico-químicos da água e não no filtro.

  • Cleide Lima

    Boa tarde, tenho instalada em minha casa, no litoral de São Paulo, uma piscina de fibra. O problema é que quando colocamos a bomba na posição de drenar, a água não sai por completo, restando sempre uns 15 cm de água no fundo. Como resolvo este problema?

    • Boa tarde, Cleide. Não te aconselho a secar a piscina por completo porque ela pode subir e ficar desnivelada em relação ao solo de seu entorno ou mesmo pode ter suas paredes quebradas pela força que sofre da terra ao seu redor.

      No entanto, se você estiver disposta a arriscar, você deve instalar um cano ligado ao bocal de aspiração que chegue até a profundidade máxima da piscina.

    • Cleide Lima

      Muito obrigado pela dica! Vou instalar então um cano no bocal de aspiração pra ver se funciona.

  • marcio

    poderia me fornecer o esquema hidráulico da piscina, altura das tubulações distancia etc. tambem o esquema de ligação das chegadas nas bombas e filtro, tenho bomba do filtro, da hidro, do aquecimento.

    • Este projeto que você está precisando não é tão simples assim, Marcio. Você precisa procurar alguém ou alguma empresa especializado em instalação de piscinas para não cometer erros e acabar tendo que gastar mais futuramente.

      • Narciso De Carvalho Junior

        Vinicius, estamos encontrando uma certa dificuldade para eliminar as algas de nossa piscina.
        Ela tem 10×5 mt com um volume aproximado de 72 mil litros de água. Filtramos toda semana, mantemos o PH , a Alcalinidade e o cloro ajustados.Escovamos tambem toda semana.

        • Boa tarde, Narciso. manter uma piscina cristalina, realmente, não é uma atividade simples, Existem diversas variáveis a serem consideradas. A primeira delas é, sempre, o pH e o cloro residual. Você pode me dizer quais os níveis atuais? Aguardo seu retorno.

  • Douglas Ananias

    Olá gostaria de saber, se tem como aspirar à piscina com ela filtrando. Até o momento só sei aspirar a piscina com ela no drenar. ?

    Obrigado aguardo retorno.

    • Boa tarde, Doulas. Isso depende do tipo de filtro que você tem em sua piscina. Você pode enviar uma foto ou me dizer qual é o modelo?

  • Camila Mantilla

    Olá, pode me ajudar a tirar uma dúvida?
    Minha piscina começou a ter algum vazamento, que ninguém vê pra onde está indo a água. É uma piscina grande e de repente, a água caiu pela metade. Um pouco abaixo, mas ainda na faixa, dos dispositivos de retorno.
    Nós passamos o vedatudo em torno dos dispositivos de retorno, refletores e bocal de aspiração. Enchemos mais uma vez. A água vazou e novamente parou no mesmo lugar. Na faixa, mas um pouco abaixo dos dispositivos de retorno.
    Uma empresa especializada veio aqui. Disse que a bomba é a única parte que está molhada e está quebrada, muito fraca. Mas como está parando no nível dos dispositivos do retorno, pode ser isso também.
    Eles fecharam todos os registros, pediram para eu encher mais uma vez, e parar um pouquinho acima do dispositivo do retorno. Para ver se baixa com a pressão.
    Eles foram embora, e eu fiquei na dúvida.
    Meu pensamento é que se baixar novamente, e parar um poquinho mas ainda na faixa, dos dispositivos de retorno, estando os registros fechados, o problema é na bomba mesmo, que vaza a água devido a pressão. Mas se a bomba está desligada, tem água passando por ela?
    Esse meu pensamento está certo?

    Se não baixar a água, agora que os registros estao fechados, o problema é no retorno. É isso?

    • Bom dia! Primeiro gostaria de dizer que identificar um vazamento em uma piscina de concreto não é uma tarefa simples pois o vazamento pode estar na estrutura da piscina. No entanto, como você disse que a água tem parado mais ou menos na linha dos dispositivos de retorno, é provável que o vazamento esteja em alguma parte desta tubulação.

      Quanto ao fato de fechar os registros e continuar vazando, isto não quer dizer nada pois os registros estão dentro da casa de máquinas e o vazamento deve estar antes, em alguma parte da tubulação que esta enterrada (entre a casa de máquinas e os bocais de retorno).

      Uma forma fácil de saber se o vazamento está ali ou não é tampando os dispositivos de retorno com um tampão para que a água da piscina não chegue até a tubulação e verificando se o nível da água para de descer. Pois, mesmo com a bomba desligada, se eles não estiverem tampados a água continuará a vazar se o encanamento estiver quebrado pela força da gravidade.

      Quanto a bomba estar molhada, acredito que não esteja ali o problema pois pelo que você falou a piscina vazou rapidamente e se o vazamento fosse pela bomba você veria muita água dentro da casas de máquina e não só um pouco.

      Outra possibilidade é a água estar vazando pela tubulação de esgoto, para confirmar se não é este o problema você deve conferir se a manopla está na função filtrar e se o registro de esgoto está fechado.

  • Poliana Holanda

    A minha piscina está bem suja eu queria limpar ela usando o carinho que passo no dela.. Mas não sei em qual função do motor devo colocar.. Poderia me ajudar?

    • Boa tarde, Poliana. Se o seu filtro é do tipo tradicional, de areia, você precisa colocar a manopla na função filtrar, abrir o registro de retorno e fechar o registro de esgoto.

  • Mario Carezzato

    Como deve ser o reservatório de água que vem da calha para uma piscina de borda infinita?

    • É recomendável que o reservatório esteja em um nível mais baixo que a borda infinita, deve ser instalado antes da bomba de recalque e ser tampado para evitar a incidência de matéria ou organismos no interior do reservatório. Pode ser enterrado ou apoiado sobre o solo.

      Entre os reservatórios mais comuns, em sua construção são constituídos basicamente de fibra de vidro, concreto armado ou PVC. No caso de reservatório de concreto, as armaduras e traço do concreto, além da impermeabilização utilizada, devem ser calculados e executados por engenheiro civil qualificado. Em alguns casos é utilizada a caixa de água comum como reservatório.

      Com relação a ligação da tubulação, varia bastante dependendo do sistema e objetivos. A tubulação deve estar em equilíbrio com a vazão do sistema, isto é, para que o reservatório não transborde é necessário que passe pelo mesmo a mesma quantidade de líquido na entrada e na saída. Como há bastante variação na vazão do sistema devido a diversas variáveis como utilização da piscina, ação das intempéries climáticas, evaporação, etc, não há como prever todos os casos. Para contornar isso, pode se utilizar uma boia elétrica para regular a vazão do sistema de acordo com a necessidade.

      Há reservatórios que são abastecidos diretamente pela ligação que vem da concessionária de saneamento da cidade, outros pela água da chuva, outros que não possuem nenhuma ligação externa, apenas ligado à piscina.

      • Mario Carezzato

        Obrigado pela resposta, Vinicius. Bastante esclarecedora. Ficou somente a dúvida: como dimensionar o reservatório? Abraço.

        • Para dimensionar o reservatório é necessário levar em consideração todo o sistema. A boia elétrica que é utilizada no reservatório se fechará caso o mesmo encha e, se isso acontecer, a borda infinita começará a encher, fazendo com que a mesma transborde caso o sistema não consiga transportar água suficiente para que o reservatório dê espaço para o líquido que está na borda infinita. Por isso, a vazão de líquido que entra no reservatório deve ser o mais próximo possível da vazão que sai, para que o mesmo não encha e a borda infinita acabe transbordando. A tubulação também é importante pois transmite essa mesma vazão por todo o sistema.

          As dimensões do reservatório dependem do tamanho da piscina, da potência dos equipamentos que estão sendo utilizados na casa de máquinas, da bitola da tubulação e da intensidade de utilização da piscina.Tudo isso influencia na quantidade de líquido que cai na borda infinita ao longo do tempo e é transmitida para o reservatório. Essa quantidade é o que define o tamanho do reservatório.

          É preciso dimensionar o reservatório de forma que ele não fique sem água, já que a bomba deve estar sempre “afogada” para que não queime. Levando essas variáveis em consideração é possível definir o tamanho do reservatório de acordo com o volume de água que circula no sistema a cada período de tempo, que pode ser por hora.

          Qualquer dúvida adicional, estamos à disposição. Abraço!

  • André

    Que profundidade deve ter a casa de máquinas? Deve ser mais funda que a piscina ou não? Para uma piscina de 1,40m uma casa de máquinas com 1,20m não seria suficiente? Obrigado!

    • Boa tarde, André. O importante é que a bomba fique sempre abaixo do nível da superfície da piscina, pois, se ele trabalhar “à seco”, irá estragar. Sendo assim, para você ter uma margem de segurança, te aconselho a instalar a bomba na metade da altura da parede da piscina, ou seja, na metade de sua profundidade.

      • André

        Obrigado!

  • Tatiana Santos

    Bom dia, minha piscina não para de encher. O que está acontecendo? Meu piscineiro foi embora e não sei como resolver isso.

    • Bom dia, Tatiana. O piscineiro deve ter esquecido o registro de abastecimento aberto. Normalmente, este registro é o menor da casa de máquinas. Os registros da piscina costumam ser de 40 ou 50 mm e o de abastecimento de 25 mm.

  • Eliane Mizi

    Olá Vinicius!! Primeiramente gostaria de lhe agradecer todas as orientações que me passou no final de 2015 quando a minha piscina ficou verde (horrível) achamos que iriamos perder a água, mas com suas orientações, passo a passo, conseguimos recuperá-la, assim como começamos a utilizar o cloro orgânico (custo mt baixo) a água se manteve cristalina durante todo o ano de 2016. Agora, devido ao uso continuo nesses últimos dias, ela esta um pouco esbranquiçada,(ainda consigo enxergar o fundo). Utilizamos 60g de cloro (orgânico) para 45ml de água. Hoje triplicamos a quantidade e colocamos para filtrar. Medi os parâmetros, PH e alcalinidade estão um pouco baixo, cloro está ok. O que vc me sugere? tenho receio de começar a aplicar produtos e alterar tudo de novo.

    • Boa tarde, Eliane.Que bom que nossas dicas deram bons resultados e que você retornou ao nosso site. Como o pH e a alcalinidade estão baixos (dá para ver na foto que o pH está em 6,8), sugiro que você primeiro regule o nível de alcalinidade aplicando pH Estável, pH Certo, Elevador de Alcalinidade ou algum produto comercial à base de bicarbonato de sódio. Após elevar a alcalinidade para a faixa de 80 à 120, verifique se há a necessidade de aplicar barrilha para elevar o pH também. Provavelmente, não precisará e você terá os dois parâmetros regulados. Ficamos à disposição.

      • Eliane Mizi

        Entendi. Qual a quantidade você sugere do produto para elevar o PH? e o cloro (orgânico) qual a quantidade, coloco? Barrilha, não posso colocar, tenho o ionizador. Minha piscina tem 45ml

        • Para podermos calcular a quantidade necessária do produto para elevar a alcalinidade, precisamos saber seu nível atual. Quanto ao cloro, a quantidade que vêm sendo aplicada está correta visto que o cloro residual se encontra na faixa ideal.

          • Eliane Mizi

            pela fita a alcalinidade esta entre 30 e 40

          • Entendi. Então, aplique 3 kg de Elevador de Alcalinidade e volte a medir o nível de alcalinidade amanhã.

          • Eliane Mizi

            ok. comprei a barrilha da Hidroazul. Vamos aplicar amanhã porque esta chovendo. Depois que aplicar coloco para recircular ou filtrar?

          • O produto que você precisa aplicar é o bicarbonato de sódio e não barrilha, Eliane. Existem diversos nomes comerciais para este produto sendo alguns deles: pH Estável, pH Certo, Elevador de Alcalinidade, entre outros.

  • Wilson Guapo

    Vou construir uma piscina de 10x5x1,4 metros qual bomba devo usar?

    • Boa tarde, Wilson. Logicamente, a potência necessária da bomba vai depender da distância da casa de máquinas à piscina e, principalmente, da altura de coluna d`água, ou seja, a altura que a água deverá ser bombeada para chegar à piscina. No entanto, posso te afirmar que você precisará de uma bomba de 3/4 à 1 CV para ter uma boa taxa de recirculação de água em sua piscina.

  • leonardo teixeira kelsch vieir

    Ola Vinicius, parabéns pelo site, bem legal.
    Vinicius, tenho uma casa de veraneio em um local que não possui sistema de esgotamento sanitário publico. Ou seja, tudo funciona na base da fossa séptica e sumidouro. Desejo construir uma pisicina mas estou na duvida se posso acoplar o esgotamento das aguas dessa piscina ao sistema de esgotamento que fiz para a casa como um todo. Que devo fazer? Construir uma fossa e sumidouro só para a piscina? É necessario algum tipo de processo de tratamento prévio para despejar essa agua no solo sem causar danos ao meio ambiente? Me ajude

    • Obrigado pelo feedback, Leonardo. Sua pergunta é muito boa mas, infelizmente, não posso te dar uma reposta definitiva. Como você disse que no local onde sua casa de veraneio está localizada não possui esgotamento sanitário público, imagino que não haja, também, sistema de esgotamento de águas pluviais – que seria o local correto para se esgotar a água descartada da piscina. Sendo assim, o correto é consultar a companhia de saneamento municipal ou, se não houver, a estadual para buscar a melhor forma de fazer o descarte da água de sua piscina.

      Posso afirmar que construir um sumidouro só para a piscina não é uma boa opção porque durante alguns processos de limpeza (como a aspiração com drenagem da sujeira) milhares de litros de água serão descartados em poucos minutos o que irá, provavelmente, faze-lo transbordar. Ligar a piscina ao esgotamento da casa, também, não é bom porque o grande volume de água descartado poderá “lavar” a fossa séptica (poluindo o meio ambiente) e, como o sumidouro não dará vazão, o esgoto poderá retornar para a piscina além de transbordar.

  • Verônica Alves

    Olá boa tarde, sou de fortaleza e mandei instalar uma Pisicna na minha residência, eu acho que fui enganada, queria saber see h normal o skimmer puxar e sugar ao ponto de só sair depois que desliga o motor!! Porfavor me responde!! Veronica240484@gmail.com

    • Bom dia, Verônica. Não entendi sua dúvida. Se puder, passar mais detalhes do que está acontecendo com o skimmer de sua piscina.

  • Thatiane

    Bom dia! Gostaria de tirar uma dúvida! 🙂 A piscina onde trabalho, foi esvaziada totalmente por todos os dias estar espumando… Na sexta a tarde, foi esvaziada e lavada. Depois no sábado foi colocado para encher novamente. Ontem a noite, meu coordenador me chamou para ver, e ela estava cheia de espuma e gordura. Oque pode ser? Visto que a ultima utilização dela foi na quinta feira a tarde? Depois disso ela foi aspirado, esvaziada, cheia, tratada e ainda assim tinha gordura na superfície sem mesmo alguém ter utilizado… Me chama no whats se puder e nos ajude, por favor! 45 9 9808 5223

    • Bom dia, Tatiane. Pelo que você relatou, não há como apontar o motivo da piscina apresentar espuma e gordura, mas, podemos levantar algumas hipóteses que devem ser verificadas. Provavelmente, a piscina está apresentando estes problemas devido a um tratamento inapropriado. A primeira hipótese é que o pH esteja muito elevado tornando o poder reativo do cloro muito baixo – para verificar esta hipótese deve-se medir o nível de cloro residual e o nível de pH da piscina. Outro possível motivo é o uso exagerado de algicida ou, até mesmo, de algum tipo de detergente para limpar as bordas da piscina ou da calçada de seu entorno que podem ter permanecidos aderidos as superfícies internas da piscina mesmo após sua lavagem. Inclusive, a própria lavagem pode ter adicionado detergente à água. Também, existe a possibilidade da água de abastecimento da piscina estar desequilibrada ou, mesmo, suja.

      De qualquer forma, como a piscina também apresenta gordura – e cloro deveria ser capaz de elimina-la – o primeiro passo deve ser verificar os parâmetros físico-químicos da água, tais como: pH, cloro residual, alcalinidade total e dureza. Caso, não estejam nos níveis ideais deve-se regula-los. Feito este primeiro procedimento e o problema persistindo, deve-se verificar se a filtração da piscina está em perfeito funcionamento. Estando tudo correto, aí sim, deve-se pesquisar por algum problema de poluição da água da piscina por causas menos comuns ao seu próprio uso normal feito pelos banhistas.

  • Renato Anderson

    Boa tarde Vinícius!
    Será que você consegue me ajudar?
    Tenho uma piscina há 1 ano, e sempre reparei que um dos vocais da hidro a pressão sempre foi bem fraca.
    Para ajudar minha rottweiler comeu os respiros(rsssss). Agora comecei a perceber que está voltando água justamente pelo respiro da hidro que não possui muita força!
    Pode ser a bomba?

    • Bom dia, Renato. É possível, sim, que o problema de falta de pressão na tubulação deste bocal seja causada por falta de potência na bomba ou por a mesma estar precisando de manutenção. No entanto, a causa pode ser um problema na própria tubulação. Quando ao retorno de água no respiro, você quis dizer que ali está vazando água? Não entendi.

      • Renato Anderson

        Boa noite Vinícius!
        Cada bocal da hidro possui um respiro,certo?
        O respiro (que corresponde ao bocal que o jato de água está fraco), está vazando (retornando) água, sempre que ligo a bomba no filtrar.

        Não sei se há uma ligação entre o jato sem pressão, e o retorno da água pelo respiro.

        Referente a bomba, ela tem apenas 1 ano.

        • Bom dia, Anderson. Corrigindo minha resposta anterior, provavelmente, a pressão neste bocal está mais fraca justamente porque parte da água está vazando pelo respiro, ou seja, há uma perda de pressão pelo respiro. Minha dica é contratar um técnico para trocar a válvula do respiro e verificar se a vazão do bocal não volta ao normal.

          Abraço!

          • Renato Anderson

            Bom dia Vinícius!!
            Ok, vou providenciar, muito obrigado pela ajuda!!

            Sucesso!

  • Vagner Viana

    Bom dia Vinícius! Tenho uma piscina de alvenaria, com 40.000L e que foi construída há cerca de vinte anos. Possui apenas três registros e têm filtro de areia. Vejo que a maioria das piscina tem mais registros. Mesmo com o seu manual, que é bem esclarecedor, não consigo identificar os três registros.haja vista que se refere a muitos outros registros. Assim, gostaria de saber, como posso fazer essa identificação.

    • Boa tarde, Wagner. Você consegue me enviar algumas fotos da casa de máquinas de sua piscina mostrando todo o encanamento? Acredito que assim, poderei te ajudar na identificação dos registros.

      • Vagner Viana

        Boa Noite Vinícius!
        Tenho algumas fotos e vou tentar lhe enviar. Caso você tivesse WattsApp,  seria melhor.Mas vou lhe enviar… Figo muito grato pela sua gentileza.Um abração, Vagner Viana Ennals Kennel Há 30 anos Especializado na Criação de Dogues Alemães Dourados. Fortaleza-Ceará-Brasil. Fone/fax:85-3289-4227 / 85637830 / 8548-7958  e-mail:ennalskennel@yahoo.com.br
        Em Sexta-feira, 7 de Abril de 2017 15:31, Disqus escreveu:

        #yiv0436433759 #yiv0436433759 a:hover, #yiv0436433759 a:hover span {color:#1188d2!important;}#yiv0436433759 .yiv0436433759button-cta:hover {color:#ffffff!important;background-color:#1188d2!important;}#yiv0436433759 .yiv0436433759button-cta:hover span {color:#ffffff!important;}#yiv0436433759 #yiv0436433759 #yiv0436433759 #yiv0436433759outlook a {padding:0;}#yiv0436433759 body {width:100% !important;}#yiv0436433759 .yiv0436433759ReadMsgBody {width:100%;}#yiv0436433759 .yiv0436433759ExternalClass {width:100%;display:block;}#yiv0436433759 @media screen and ( _filtered_a ){#yiv0436433759 html {}#yiv0436433759 .yiv0436433759content {width:100%;}#yiv0436433759 table {border-collapse:collapse;}#yiv0436433759 h2.yiv0436433759headline {font-weight:700;font-size:20px!important;margin-bottom:5px;}#yiv0436433759 .yiv0436433759button-cta {display:block!important;padding:0!important;}#yiv0436433759 div.yiv0436433759header {padding-top:20px;}#yiv0436433759 div.yiv0436433759footer {padding-bottom:20px;}}#yiv0436433759 #yiv0436433759 p.yiv0436433759mod-tools a:hover {color:white!important;background:#8c989f!important;}#yiv0436433759 @media screen and ( _filtered_a ){#yiv0436433759 td.yiv0436433759avatar, #yiv0436433759 td.yiv0436433759spacer {width:38px!important;}#yiv0436433759 td.yiv0436433759avatar img, #yiv0436433759 td.yiv0436433759spacer img {width:28px!important;}}”Boa tarde, Wagner. Você consegue me enviar algumas fotos da casa de máquinas de sua piscina mostrando todo o encanamento? Acredito que assim, poderei te ajudar na identificação dos registros.” | |
        | |  Settings | |
        |   |

        | |

        | |
        |
        A new comment was posted on Piscina Fácil
        |
        | |
        |
        | |
        Vinícius Teixeira Dos Reis
        Boa tarde, Wagner. Você consegue me enviar algumas fotos da casa de máquinas de sua piscina mostrando todo o encanamento? Acredito que assim, poderei te ajudar na identificação dos registros. 2:30 p.m., Friday April 7 | Other comments by Vinícius Teixeira Dos Reis |   |
        |
        |   | Reply to Vinícius Teixeira Dos Reis |   |

        |
        |   |

        |

        | Vinícius Teixeira Dos Reis’s comment is in reply to Vagner Viana: | |   |
        | | Bom dia Vinícius! Tenho uma piscina de alvenaria, com 40.000L e que foi construída há cerca de vinte anos. Possui apenas três registros e …Read more |
        |
        | |

        | |

        | |
        | You’re receiving this message because you’re signed up to receive notifications about replies to vagnerviana. You can unsubscribe from emails about replies to vagnerviana by replying to this email with “unsubscribe” or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings. | | |

        | |

  • hamilton de souza e silva

    tenho uma piscina 3 x 2 x 1,10 em vinil, mas não tem filtro. qual filtro recomenda para instalar nela

    • Boa tarde, Hamilton. O fato da piscina ser de vinil ou de qualquer outro material não fará diferença na escolha do filtro. O importante é você comprar um filtro dimensionado para o tamanho de sua piscina – que é bastante pequena, 6,6 m³ – afim de não desperdiçar dinheiro.

  • Habraan Lichtenheld

    Bom dia amigo, vou construir uma piscina de alvenaria de 7×4 com borda infinita, como colocar a coadeira junto com essa borda infinita e gostaria de saber tbm a altura que devo colocar os Pontos de retorno e aspirações e iluminação

  • Marcello Rocha

    Olá Amigo. Estou num dilema na reforma da piscina de minha casa. Hoje tem uma casa de bombas abaixo do nivel da piscina, mas esta com muitos problemas de umidade e infiltracoes. Procurei um profissional q me fala de pode move-la para cima do nivel da piscina, porem vejo de uma forma geral a recomendacao na net e que fique abaixo do nivel da agua, apesar do que prefiro acima para evitar problemas. E possivel q fique acima mesmo ou terei problemas?

    • Bom dia, Marcello. Não te recomendo colocar a casa de máquinas de sua piscina acima do nível da superfície da água. Na verdade, o ideal é que ela fique abaixo do nível do bocal de aspiração.

      Colocando a motobomba de sua piscina acima da tubulação de aspiração – que fica na altura do bocal de aspiração – quando sua piscina estiver com o nível abaixo deste ponto, você dificilmente conseguirá aspira-la. Outro aspecto ruim de instalar a bomba em um nível mais alto do que o atual, é que sempre que você ligar a bomba e ela estiver acima do nível de água, ela trabalhará à seco durante alguns instantes, dependendo do desnível, a bomba conseguirá escorvar e expulsar o ar da tubulação, porém, isto reduzirá a vida útil de sua bomba.

  • Nilton Cesar Gratão

    Boa tarde, comprei uma casa com piscina e descobri um vazamento no encanamento do ralo de fundo. O encanamento do ralo de fundo não sobe pela parede da piscina e vai mais próximo à superfície até a casa de máquinas. Então imaginem, tive que escavar fundo para achar o cano. Minha ideia é mudar esse encanamento para que ele saia do ralo de fundo, suba próximo à parede da piscina e vá mais próximo à superfície até a casa de máquinas, evitando assim que eu tenha que escavar muito caso tenha um novo vazamento. Posso fazer isso? Terá algum problema de sucção da água já que ela terá que subir pelo cano? Obrigado.

    • Boa tarde, Nilton. Acredito que não seja uma boa ideia. Fazendo o cano subir, você não conseguirá mais esgotar toda a piscina utilizando esta tubulação uma vez que quando a piscina estiver com o nível de água abaixo da tubulação ela ficará seca, ou seja, quando a bomba for ligada encontrará ar no cano e não conseguira succionar a água de dentro da piscina.

  • Charles Davi Krieser

    bom dia.
    Parabens pelo site.

    Estou comprando uma piscina com o sistema de filtro Pratic da IGUI, o que voce pode me dizer a respeito??? se é bom ou nao???

    • Boa tarde, Charles. Acredito que o filtro Pratic que você se refira seja um de pano (parecido com um coador de café) quem vem instalado nas casas de máquina Igui. caso não seja, por favor, me informar.

      Olha, na minha opinião, este filtro é bastante inferior ao bom e velho filtro de areia. O filtro de pano não pode ser utilizado para se aspirar a piscina filtrando, ou seja, você sempre terá que aspirar jogando a água ao esgoto – o que aumentará bastante o consumo de água de sua casa. Outra desvantagem é que você terá que se molhar para lavar o filtro – e se sujar um pouco também – enquanto que com o filtro de areia você não entra em contato com a sujeira ou com a água bastando alterar a posição da alavanca na válvula seletora do filtro para retrolava-lo (limpar com a própria água da piscina).

      • Adriano Peres

        Olá, pode explicar por favor quantas micra de sujeira tira o filtro de areia e também o poliéster Pratic (este que diz que é inferior)?.
        Interessante, haja vista que o referido Pratic ¨coador¨ é o único no país que é aprovado pelo INMETRO.
        Mas por favor responda minha pergunta a respeito das micras.
        Vinicius me explique como uma pessoa pode se molhar tanto para lavar um filtro? E na retrolavagem da areia, para onde essa água vai??
        Vai uma dica aí; com o Filtro ¨coador¨ Pratic dentro da casa de máquinas, basta conectar a mangueira na casa de máquinas e na outra ponta o aspirador, abrir o registro de retorno e proto aspirar a piscina.

        • Bom dia, Adriano. Obrigado pelo envio de suas perguntas e de sua opinião sobre o Filtro Coador Igui Pratic. Percebi que você possui opinião diferente à minha sobre este filtro, o que é totalmente compreensível uma vez que opinião é uma coisa pessoal e não somos obrigados a concordar em tudo. Inclusive, gostaria de lhe agradecer por enriquecer nossa discussão. Gostaria também de dizer que minha opinião sobre o filtro da Igui é baseada nas experiências que tive ao tratar piscinas residenciais com este filtro – o que responde sua pergunta sobre como uma pessoa pode se molhar ao lavar um filtro coador.

          Bom, sobre a aspiração retornando a água para piscina, entendi que você disse que basta conectar a mangueira na casa de máquinas, realmente, isto é possível. No entanto, aspirando a sujeira decantada, rapidamente, o filtro Igui acaba ficando com seus poros todos cobertos de sujeira (devido a sua pequena área de filtração em comparação com a maioria dos filtros de areia) o que deixa a sucção bastante fraca. Ou seja, é possível, sim, aspirar filtrando, no entanto, isto leva muito tempo devido as diversas vezes que o operador terá que parar para limpar o filtro antes retornar ao trabalho de aspiração.

          Sobre a capacidade de retenção de partículas, segundo o livro Piscinas Litro a Litro, do Engenheiro Nilson Maierá, os filtros de areia tem capacidade para reter partículas maiores ou iguais a 20 Micras. Não encontrei nenhum dado técnico apontando a capacidade dos filtros Pratic. Se você puder compartilhar conosco esta informação, lhe agradeço.

          • Roberto Rodrigues Cunha

            Espetacular resposta Vinicius. Já nos textos explicativos percebe-se sua

          • Adriano Peres

            Realmente, muito boa explicação Vinícius. Respeito integralmente também sua opinião.
            Quando citei a ¨dica¨ me referia a aspiração comum, aquela do dia a dia isso faz com que a água retorne limpa para piscina. Agora é obvio que em um processo de decantação, deve se retirar o filtro do bojo na casa de máquinas onde a sujidade decantada ira ao esgoto.
            De forma alguma o indaguei na tentativa de ¨confronto¨. Minha resposta é baseada apenas em serviços executados na prática.
            É lamentável que em um país onde pessoas radicais com 0% de tolerância confundem discussões com brigas.
            De qualquer forma acredito que os referidos filtros são excelentes, bastando perceber quanto de tempo existem no mercado.

  • Roberta Soares Coutinho

    Boa tarde!
    A bom da minha piscina tem a penas 2 registros… não consigo identificar qual serve para que… logo não consigo fazer nada! https://uploads.disquscdn.com/images/b389cc82f91a624e081b24f021cf87ed46448443a12c029c6efc7403a04ff9f3.jpg

    • Boa tarde, Roberta. Acredito que os dois registros que aparecem na foto são de entrada de água na bomba. Provavelmente, um é de aspiração e o outro de ralo de fundo.

  • Boa tarde, Helio. Para saber se o filtro está com algum defeito ou se é necessário trocar a areia, você deve reparar – ao realizar a retrolavagem – se a água está saindo limpa após alguns dias de funcionamento na função filtrar ou após aspirar o fundo da piscina. Se a água descartada aparecer limpa no visor de retrolavagem (um tubinho com plástico transparente no filtro onde a tubulação de esgoto é conectada) é sinal que o filtro não está sendo capaz de reter a sujeira contida na água da piscina.

  • Luiz Fernando Souza

    Olá, estou construindo uma piscina de alvenaria de 4,50 x 3,10 x 1,40. O mestre de obras quer colocar 4 dispositivos de retorno e nenhum de aspiração, e apenas um ralo de fundo. Isso está correto? Obrigado e parabéns pelo site.

    • Boa tarde, Luiz. Para te dar uma resposta com maior precisão seria necessário verificar a legislação de seu estado. Porém, posso te dizer que em geral, é necessário que se coloque dois ralos de fundo conectados a mesma tubulação, espaçados em 1,5 metros e com dispositivo anti-turbilhão. Outro ponto importante é que para aspirar a piscina é necessário que se instale um bocal de aspiração com rosca interna, já, quanto ao dispositivos de retorno, dois bastariam.

  • deastutz

    Olá. Compramos uma casa com piscina de vinil. Mas verificamos que a piscina não tem ralo nem motor, nem sistema nenhum ligado a ela. Isso é normal? Como fazer a manutenção? Obrigada.

    • Boa tarde. Se sua piscina não possui sistema de filtração, dificilmente, você conseguirá manter a água limpa (quando ela estiver com uso frequente) sem ter que trocar parte da água esporadicamente. Porém, você pode reduzir a necessidade de troca de água tomando os cuidados necessários, os quais seguem:

      Primeiramente, manter a qualidade da água ajustada aplicando os produtos necessários para corrigir o pH, a alcalinidade e o cloro residual;

      Quando a água apresentar turbidez, recomendo que você aplique clarificante líquido para decantar a sujeira e aspire o fundo por gravidade;

      Não deixar que se acumulem folhas e outros detritos no interior da piscina, peneirando a água sempre que necessário.

      Qualquer dúvida adicional, estamos à disposição.

      • deastutz

        Muito obrigada pelas respostas, Vinícius. Certamente me ajudaram muito!

  • Marcos Aurelio

    Estou construindo uma piscina, tenho algumas duvidas, vc tem um watsapp pra eu te mandar umas imagens e te fazer alguma pergunta!

    • Boa tarde, Marcos. Todas as perguntas sobre manutenção de piscinas enviadas aqui no site Piscina Fácil são respondidas por mim nos fóruns existentes (como você pode verificar abaixo).

      Porém, caso você preferia utilizar o WhatsApp, temos um grupo onde você poderá tirar suas dúvidas com os demais participantes.

      Segue o link: https://chat.whatsapp.com/F7w31WMq5HTDLxpfBhrjjs