Tipos de Cloro

Conheça os tipos de cloro para poder escolher o melhor para sua piscina!

eBook_tipos-de-cloro-01

Baixe o eBook gratuito agora!

Existem diferentes tipos cloros, sendo estes divididos em duas classificações: Os Não-Estabilizados (também conhecidos como Inorgânicos) e os Estabilizados (também conhecidos como Orgânicos). Neste guia estaremos descrevendo as vantagensdesvatagens destes dois grupos. Baixe o eBook e receba o conteúdo completo para saber qual é a melhor opção de cloro para sua piscina.


Você também pode se interessar pelo guia:
Como limpar a piscina verde

  • Antonio Giannini Jr.

    Boa tarde,
    Gostaria de uma orientação de vocês com respeito a quantidade de cloro na piscina. Minha piscina tem o volume de 50.000L e atualmente estou utilizando o cloro HTH 10-1.
    A água está limpa e com PH de 7,2, porém todas as medições de cloro que eu faço, a água do teste permanece transparente e não modifica sua coloração. Estou aplicando 400 gramas de cloro 2x por semana (total 800 gr/semana – acima do recomendado) porém isto continua não refletindo no teste. Gostaria de uma dica de vocês de como devo proceder para manter o cloro dentro do padrão indicado. Obrigado

    • Boa tarde, Antônio.

      Se a água está limpa, ou seja, não contem material orgânico em excesso que poderia consumir o cloro contido na água, você tem três opções para manter um residual de cloro adequado – que se situa entre 1 e 3 PPM:

      A primeira é aumentar a quantidade de cloro aplicado em cada dosagem.
      A segunda (e melhor que a primeira), aumentar a frequência de aplicações. Isto quer dizer, aplicar três ou mais vezes por semana.
      A terceira é substituir o cloro HTH (que é à base de hipoclorito de cálcio) para alguma marca de cloro à base de dicloro. O dicloro possui ácido cianúrico – que é o estabilizante de cloro. Com o passar do tempo e o aumento da concentração de ácido cianúrico na piscina, você perceberá uma forte diminuição no consumo de cloro e é provável que, mesmo aplicando a mesma quantidade de cloro que você aplica hoje em sua piscina, ela permanecerá com um residual adequado devido à proteção que o ácido cianúrico faz contra os raios solares.

      • Antonio Giannini Jr.

        Obrigado pela resposta Vinícius.
        Por gentileza, você poderia recomendar alguma marca de cloro a base de dicloro?

        • Desculpa pela demora, Antônio. Não tinha visto sua pergunta…

          Um bom cloro para uso piscinas residencias é o GENCO® L.E. – Cloro Granulado Múltipla Ação 3 em 1. Ele é composto de dicloro, ou seja, é estabilizado e ainda possui um pouco de algicida e clarificante o que torna mais prática a manutenção da piscina.

    • Vandeir Correa Correa

      Pooltrat da genco, melhor que está tendo,uso 800 gramas por semana em minha piscina de 50 mil litros e nunca tive poblemas

  • Vandeir Correa Correa

    Caro amigo Antônio Giannini Jr, ja passei por esse mesmo poblema seu ai tbm ,pelo seu relato…usei o cloro hth 10 em 1 tbm,inicialmente estava uma maravilha minha aqua dava gosto ver e ultiliza-la ,mas com o passar dos meses o cloro ñ fazia efeito,podia aumentar a quantidade de cloro que o efeito ñ era satisfatório,minha aqua tbm aparentava estar uma aqua limpa mas sem brilho Solução comprei sulfato de alumínio e adicionei a aqua até o ph ficar baixo (tive que ultilizar bem mais que o recomendado pois nem o ph queria baixar)passado dois dias a aqua estava cristalina que dava gosto e o cloro ja estava fazendo efeito na dose recomendada…

    • Antonio Giannini Jr.

      Obrigado Vandeir acho que é uma boa tentativa, o PH da minha piscina está aumentando gradativamente e vou aproveitar a sua dica para baixa-lo.