fbpx

Piscina Fácil

Como calcular o volume de uma piscina

Como Calcular o Volume de uma Piscina

O primeiro passo para limpar corretamente uma piscina, seja você piscineiro profissional ou proprietário de piscina residencial, é saber a quantidade de água contida no tanque. Para isso, é imprescindível aprender a como calcular o volume de uma piscina corretamente, seja ela retangular, oval, irregular ou rendonda.
 

Através desse cálculo é possível saber com mais precisão a quantidade de produtos químicos que deverá ser aplicada, entre outros fatores. E, apesar de muitas vezes ser considerado complicado, com a técnica correta, é simples calcular a quantidade de água em uma piscina independentemente de tratar-se de uma piscina pequena, ou mesmo, uma piscina olímpica.

Para aprender a calcular o volume de uma piscina, assista à aula ou leia esse post!

Para calcular a quantidade de litros ou metros cúbicos (m³), o tratador deve observar seu formato e realizar as medições necessárias utilizando-se um trena graduada em centímetros e metros. Após, deve aplicar as fórmulas que seguem conforme o formato da piscina

Cálculo do Volume – Piscina Retangular

Volume(m³) = Largura(m) x Comprimento(m) x Profundidade(m)

EXEMPLO

Diâmetro Maior: 9 m
Diâmetro Menor: 2,3 m
Profundidade: 1,20 m
CÁLCULO: 9 x 2,3 x 1,20 = 24,84 m³

Repare que o resultado está em metros cúbicos (m³). Isto acontece sempre que multiplicamos três valores em metros.

A piscina do exemplo possui 24,84 metros cúbicos de água. Para saber o resultado em litros, é necessário multiplicar a quantidade de metros cúbicos por 1000.

Fazendo a conversão de metros cúbicos para litros, descobre-se que a piscina possui 24.840 (vinte e quatro mil oitocentos e quarenta litros de água). Muita água, não é? Por isso é mais indicado utilizar todos o resultado em m³.

Cálculo do Volume – Piscina Redonda

Volume(m³) = Diâmetro(m) x Diâmetro(m) x Profundidade(m) x 0,8

EXEMPLO

Diâmetro: 4,5 m
Profundidade: 1,20 m
CÁLCULO: 4,50 x 4,50 x 1,20 x 0,8 = 19.44 m³

Cálculo do Volume – Piscina Oval

Volume (m³) =
Diâmetro Maior(m) x Diâmetro Menor(m) x Profundidade(m) x 0,8

EXEMPLO

Diâmetro Maior: 9 m
Diâmetro Menor: 2,3 m
Profundidade: 1,20 m
CÁLCULO: 9 x 2,3 x 1,20 x 0,8 = 19,87 m³

Cálculo da Profundidade Média

Existem muitas piscinas que possuem profundidades diferentes, isto é, que variam de um ponto mais profundo pra um ponto mais raso. Para calcular a quantidade de água, seja em litros ou m³, nesse tipo de piscina, é necessário calcular a profundidade média.

Isso nada mais é que pegarmos a profundidade menor e somarmos à profundidade maior. O resultado dessa soma deve ser divido por dois, obtendo-se, assim, a profundidade média da piscina.

Acesse a Calculadora de Volume de Piscina Irregular

 

Para calcular o volume de água de piscinas irregulares, pode-se trabalhar de duas formas.

A primeira é tentar identificar formas geométricas regulares que compõem a piscina, ou seja, é necessário tentar identificar formas circulares, quadradas ou retangulares, calcular o volume de cada parte individualmente (conforme as fórmulas citadas acima) e, depois, somar o volume de cada uma dessas partes para determinarmos o volume total da piscina. No entanto, nem sempre isso é possível, pois existem piscinas com formas completamente irregulares que não podem ser subdivididas em figuras geométricas simples. Para este tipo de piscina, a Piscina Fácil recomenda o seguinte:

  • Primeiro, coloca-se uma trena ao lado da maior dimensão da piscina, seu comprimento;
  • Mantendo-se a trena no chão, mede-se a cada um metro a largura da piscina utilizando outra trena (que pode ser menor que a anterior), procedendo-se desta forma até o final da piscina;
  • Após finalizar todas as medições de largura da piscina, somam-se seus valores e divide-se pelo número de medições obtendo-se assim o valor médio de largura da piscina;
  • Multiplica-se o valor de largura médio pelo comprimento total da piscina, obtendo-se, assim, a área da piscina com uma boa aproximação;
  • Para encontrar o volume de água da piscina, caso a mesma possua uma profundidade constante, multiplica-se a área calculada pela mesma.
Pronto! Com as informações corretas e um pouco de paciência, é possível calcular o volume de uma piscina de qualquer tamanho sem grandes dificuldades. E você ainda pode contar com o auxílio da nossa calculadora de volume a qualquer hora. Bacana, né?

 

Espero que tenha gostado! 🤗

Curso Presencial de Piscineiro

Torne-se um tratador de piscinas qualificado e conquiste os clientes mais exigentes! Aprenda com a melhor empresa em manutenção de piscinas do Brasil e realize a limpeza física, o tratamento químico, análises, operação de filtros e motobombas.

Venha ser um piscineiro de sucesso e fature alto na profissão! 🤑

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
Conheça o Autor

Conheça o Autor

Sócio administrador da Piscina Fácil, Vinicius Teixeira dos Reis é Engenheiro de Aquicultura, formado pela UFSC em 2008 e Engenheiro Civil, em formação, pela UNICESUMAR.

Apaixonado por águas, trabalha como piscineiro, laguista e construtor. Além dessas atividades, ministra cursos e cria conteúdos sobre Tratamento de Piscinas, Construção de Lagos Ornamentais, Piscinas Naturais, Jardinagem e Paisagismo.

Posts Recentes

O que é Piscina?

Entenda o que é uma Piscina na concepção moderna. O termo piscina não se limita ao reservatório de água construído ou fabricado para pessoas se

Leia mais »