fbpx
Equipamentos para limpeza física de uma piscina

Equipamentos para limpeza física de uma piscina

Certos equipamentos são indispensáveis para a limpeza física de uma piscina. Além da aplicação adequada de produtos químicos, para manter a água sempre limpa e cristalina é preciso realizar a limpeza física da piscina — em especial, a peneiração, escovação, limpeza de bordas, limpeza de pré-filtros, limpeza de coadeiras, retrolavagem dos filtros, aspiração e limpeza de seu entorno.

A limpeza física de piscinas consiste na retirada de substâncias não dissolvidas da água que podem ser desde sujeiras acumuladas na superfície e fundo da piscina,como folhas, insetos, areia e cabelos, até mesmo, partículas invisíveis a olho nu. Há duas formas de executar a limpeza física de uma piscina: por meio de processos mecânicos ou por meio de processos manuais que podem ou não demandar a aplicação de produtos químicos auxiliares.

  • Tratamento Manual

O tratamento físico manual consiste na peneiração das impurezas depositadas, principalmente, na superfície e fundo da piscina, escovação de paredes e do fundo, bem como, na limpeza das bordas e entorno da piscina.

  • Tratamento Mecânico

Já o tratamento mecânico auxilia na remoção de substâncias que não podem ser captadas por meio do tratamento manual devido a sua pequena granulometria, ele consiste na filtração da água da piscina

Confira a seguir a lista de equipamentos indicados para realizar a limpeza física de piscinas de forma eficiente e prática.

Equipamentos indicados para limpeza de piscinas

Peneira

A peneira é o equipamento utilizado para remover folhas, galhos, insetos e detritos de sujeira presentes no fundo e na superfície da piscina. Há duas opções de modelos de redes de peneiras para efetuar a limpeza física da piscina: rasa e profunda.

Em piscinas muito sujas contendo uma grande quantidade de folhas e restos de vegetação é recomendado que a peneiração seja a primeira atividade de limpeza física realizada. No entanto, em piscinas que recebem manutenção frequente, é recomendado que a aspiração seja realizado primeiro para não correr o risco de revolver as sujidades decantadas do fundo da piscina, turvando a água.

Escova

A escova auxilia na remoção de algas e incrustações aderidas nas paredes, rejuntes e no fundo da piscina, promovendo a suspensão das impurezas. Esse tipo de equipamento é fabricado com PVC rígido e possuem cerdas de nylon — o que faz com que sejam leves, facilitando o processo de escovação.

Para aumentar a vida útil das escovas, o operador deve manter alguns cuidados básicos como, por exemplo, efetuar a limpeza de suas cerdas. Escovas guardadas sujas e com excesso de umidade, podem apresentar crescimento de algas, bactérias e fungos entre suas cerdas, portanto, é importante que o equipamento seja limpo adequadamente antes de guardado.

Aspirador

A função do aspirador é direcionar a sucção produzida pela bomba e transmitida pela mangueira de aspiração, aos pontos onde haja detritos acumulados no fundo da piscina, podendo ou não possuírem cerdas para soltar as sujidades aderidas às superfícies. Com o avanço da tecnologia, já é possível encontrar no mercado aspiradores modernos que podem ser manuseados eletronicamente, os chamados “robôs aspiradores”.

Haste metálica

A haste metálica é um utensílio utilizado para tornar variável o alcance de equipamentos como escova, peneira ou o aspirador. A haste, geralmente, é produzida em alumínio  e, quando constituídos de mais de uma barra, podem ter um maior alcance para limpeza de resíduos em piscinas com maiores dimensões.

Como esse tipo de equipamento é feito de alumínio, é preciso cuidado no seu manuseio. Se arrastados nas bordas de piscinas de fibra, deixam riscos escurecidos e se esbarradas com força em bordas de revestimento cerâmico, podem quebrá-los. Além disso, não é recomendado o manuseio de hastes muito longas próximas a redes de instalações elétricas e em dias de chuva com incidência de raios, assim como é indicado que o equipamento seja acomodado longe de áreas energizadas, evitando risco de choques elétricos e curto circuito.

Mangueira

A função da mangueira no processo de limpeza física das piscinas é direcionar o fluxo d’água criado pela motobomba até o local onde se encontra as sujidades acumuladas no fundo da piscina com a intenção de aspira-las. As mangueiras de aspiração precisam ser semitransparentes para a visualização da velocidade de sucção a fim de que o operador consiga identificar se a bomba está succionando bem os detritos ou se a sucção está fraca

A mangueira deve possuir um comprimento adequado ao tamanho da piscina para que seja possível aspirar toda a extensão do tanque. Como são vendidas por metro, é preciso medir a distância do bocal de aspiração até o ponto mais longe a ser aspirado, bem como a profundidade deste ponto e soma-los. Este será o tamanho necessário de mangueira a ser comprada com uma pequena sobra.

Esponja

A principal função do uso de esponjas na limpeza física de piscinas é a remoção de resíduos acumulados na borda, principalmente, na altura da superfície d’água. O cuidado no manuseio e higiene deste equipamento é essencial. Após seu uso, é fundamental que o operador guarde as esponjas limpas e secas para evitar o desenvolvimento e proliferação de bactérias que fazem mal a saúde dos banhistas e tratadores.

Kits de análise

O uso de kits de análise para piscinas é indispensável, pois fornece ao tratador informações sobre as condições da água, seu balanceamento químico e a necessidade de ajustes para a adequada sanitização e prevenção contra o desenvolvimento de algas e acúmulo de bactérias que provocam doenças.

Os kits de análise mais completos realizam testes dos principais parâmetros para avaliação da qualidade da água. Além dos parâmetros básicos, mostram dados importantes sobre a  qualidade de água relacionados a proteção dos equipamentos e do revestimento instalados na piscina. Os kits podem realizar testes por meio da titulação, colorimetria ou, ainda, com medidores digitais.

Se você atua como operador profissional de piscinas ou tem interesse em empreender no ramo, conheça os cursos da Piscina Fácil e aprofunde seus conhecimentos sobre manutenção e limpeza de piscinas.

Share this post


%d blogueiros gostam disto: