fbpx

Piscina Fácil

O que é Piscina?

Entenda o que é uma Piscina na concepção moderna.

O termo piscina não se limita ao reservatório de água construído ou fabricado para pessoas se banharem, o qual pode ser feito de diferentes materiais como podemos ver abaixo:

FIBRA DE VIDRO

VINIL
CONCRETO
SOBRE O SOLO

No conceito moderno de piscina, o principal componente continua sendo seu reservatório, local onde crianças e adultos se banham e praticam esportes em contato direto com a água. Contudo, para uma piscina oferecer segurança biológica a seus usuários (evitando que sejam transmitidas doenças) e que seja econômica (evitando que grandes volumes de água sejam desperdiçados), é imprescindível que possua uma série de equipamentos instalados e periodicamente manuseados. Tais equipamentos de tratamento, bombeamento e aquecimento são interligados ao reservatório por meio de tubulações, válvulas e registros.

Abaixo podemos ver alguns dos equipamentos que que compõem um piscina:

Além dos equipamentos citados, segundo o renomado autor Jorge Antonio Barros de Macedo, em seu livro Piscina Água & Tratamento & Química, uma Piscina também compreende as benfeitorias adjacentes, como lava-pés, chuveiros, vestiários, tobogãs e o solário (calçamento) ao seu redor.

Portanto, um tratador qualificado é aquele profissional capaz de manter todo esse espaço em perfeito estado de conservação.

Piscinas podem possuir diversas classificações, sendo uma delas, quanto ao seu suprimento de água. As piscinas que serão abordadas neste curso são, exclusivamente, as que o mencionado autor classifica do tipo: recirculação com tratamento. Ou seja, nos textos que seguem, trataremos de piscinas com a capacidade de manter sua água em ótimas condições de banho com uma mínima parcela de troca. Dessa forma, o objetivo deste curso é, justamente, capacitar profissionais e proprietários de piscina com sistema de recirculação com tratamento a extrair o máximo proveito dos equipamentos nela instalados, os quais, com o correto uso de produtos químicos específicos, manterão a qualidade de água dentro dos padrões preconizados pelos órgãos reguladores e, assim, promoverão bem-estar aos banhistas com economia de água.

Nilson Maierá – Livro Piscinas Litro a Litro

Curso Presencial de Piscineiro

Torne-se um tratador de piscinas qualificado e conquiste os clientes mais exigentes! Aprenda com a melhor empresa em manutenção de piscinas do Brasil e realize a limpeza física, o tratamento químico, análises, operação de filtros e motobombas.

Venha ser um piscineiro de sucesso e fature alto na profissão! 🤑

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
Conheça o Autor

Conheça o Autor

Sócio administrador da Piscina Fácil, Vinicius Teixeira dos Reis é Engenheiro de Aquicultura, formado pela UFSC em 2008 e Engenheiro Civil, em formação, pela UNICESUMAR.

Apaixonado por águas, trabalha como piscineiro, laguista e construtor. Além dessas atividades, ministra cursos e cria conteúdos sobre Tratamento de Piscinas, Construção de Lagos Ornamentais, Piscinas Naturais, Jardinagem e Paisagismo.

Posts Recentes