O que é uma Piscina?

 

Nada melhor, ao iniciarmos um curso sobre manutenção de piscinas, do que entendermos melhor o que de fato é uma piscina.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o termo piscina não se limita ao reservatório de água construído para banhistas se refrescarem, praticarem esportes aquáticos e confraternizarem com seus amigos e familiares.

No conceito moderno de piscina, o principal componente é seu reservatório – local onde a maior parte da água fica acumulada. Contudo, para que uma piscina ofereça segurança a seus usuários, é imprescindível que conectado ao seu tanque (sinônimo de reservatório) exista uma série de equipamentos instalados e periodicamente manuseados por uma pessoa capacitada, quer seja ela profissional ou não.
 
Tais equipamentos de tratamento, como geradores de cloro, dissolvedores de pastilhas e filtros, assim como motobombas e aquecedores estão interligados ao reservatório através de tubulações, válvulas e registros, compondo, assim, a piscina, conforme pode ser observado na figura acima.
 
Além dos equipamentos mencionados, existem outras estruturas que são partes integrantes de uma piscina segundo seu conceito atual. Sendo elas as benfeitorias adjacentes, tais como: lava-pés, chuveiros, vestiários, tobogãs e o calçamento ao redor da piscina.
 
Sendo assim, uma piscina é algo que não se limita ao reservatório de água, mas sim, uma estrutura composta de diversos equipamentos – cada um com uma função específica. Já, um profissional capacitado, como citado anteriormente, é aquele capaz de operar e de manter todo esse espaço em perfeito estado de conservação, não se limitando a limpar a água acumulada em seu reservatório.