fbpx

Piscina Fácil

como-limpar-uma-piscina-verde

Passo-a-Passo Completo: Como Limpar uma Piscina Verde

Aprenda a Limpar uma Piscina Verde em 7 Passos

Piscinas verdes são muito mais do que uma simples fonte de frustração durante os dias quentes de verão. Na verdade, ter uma piscina abandonada em casa pode trazer muitos problemas e dar ao seu jardim um aspecto muito desagradável. Além disso, uma piscina parada é um ambiente propício para a proliferação de algas e pode ser um risco para a saúde.

Um dos maiores riscos de ter uma piscina parada é a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é um transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Esse mosquito se reproduz facilmente em água parada e uma piscina abandonada pode ser um criadouro perfeito para ele. Além de representar um risco para a saúde, mosquitos também podem ser uma grande incomodação, especialmente no verão, quando todos querem aproveitar o pátio e a piscina para se refrescar.

Por essas razões, é importante manter a sua piscina limpa e pronta para uso. Se você não tem tempo ou não se sente seguro para fazer o tratamento sozinho, não hesite em contratar um piscineiro profissional para ajudar. Isso vai garantir que a sua piscina fique limpa e segura para uso, evitando qualquer tipo de problema ou acidente.

Antes de começar o processo para limpar uma piscina verde, é importante ter em mãos os seguintes utensílios:

  1. Haste metálica
  2. Escova de piscina
  3. Peneira de piscina
  4. Aspirador de piscina
  5. Mangueira flutuante com adaptador rosqueável e ponteiras
  6. Esponja de lavar-louça
  7. Limpa-bordas de piscina

Produtos químicos que podem ser necessários: 

  1. Cloro
  2. Algicida
  3. Clarificante líquido
  4. Elevador e Redutor de Alcalinidade
  5. Elevador e Redutor de pH

1º Passo – Peneiração

Para começar a limpar uma piscina verde, o primeiro passo é realizar a limpeza física de toda a sujeira grosseira presente em seu interior. Normalmente, essa sujeira é composta de algas, folhas em decomposição e outros materiais orgânicos e inorgânicos que contribuem para o crescimento de algas.

Evite aplicar cloro antes de realizar a limpeza completa, para economizar produto e evitar a formação de substâncias tóxicas, como trihalometanos, na água. O procedimento correto é retirar manualmente o máximo possível de folhas e detritos orgânicos, com a ajuda de uma peneira acoplada a uma haste de alumínio. Isso é importante para evitar o entupimento do aspirador e da bomba durante o processo de limpeza e minimizar a formação de compostos organoclorados.

Ao peneirar as folhas e detritos acumulados no fundo da piscina, a água ficará turva. Mesmo assim, continue o processo de limpeza até perceber que houve uma redução significativa na quantidade de detritos orgânicos depositados, mesmo que a visibilidade do fundo não seja boa.

2º Passo – Escovação

Após a peneiração, é importante escovar toda a superfície da piscina com uma escova acoplada a uma haste metálica. Isso ajudará a soltar as algas aderidas às paredes e ao fundo da piscina. Comece escovando as paredes laterais e depois o fundo. Essa ordem é importante para manter uma boa visibilidade da piscina, já que a maior parte da sujeira se encontra no fundo. Se você começar pelo fundo, ainda mais sujeira será solta e a visibilidade da piscina será comprometida.

Escove a piscina com cuidado para não deixar nenhum lugar sem limpeza. Lembre-se que essa é uma etapa fundamental para limpar uma piscina verde rapidamente.

3º Passo – Correção do pH e Alcalinidade

Após peneirar e escovar a piscina, é hora de corrigir seus parâmetros físico-químicos. O objetivo é manter a alcalinidade entre 80 e 120 ppm e o pH entre 7,2 e 7,8.

Ao corrigir os parâmetros da qualidade da água, é importante primeiro ajustar a alcalinidade total e, em seguida, o pH. Isso se deve ao fato de que a alcalinidade da água torna o pH menos sensível a mudanças. Se você corrigir o pH primeiro, a aplicação de qualquer produto químico, como o cloro, pode causar uma variação significativa no pH da piscina. Portanto, é melhor corrigir a alcalinidade total da piscina primeiro para proteger o pH de mudanças bruscas. Esse processo de “proteção” do pH é conhecido como Efeito Tampão.

Para avaliar a alcalinidade da piscina, use um kit colorimétrico ou uma fita teste. Se o resultado for menor que 80 ppm, use um produto chamado Elevador de Alcalinidade (também conhecido como pH Estável, um produto à base de bicarbonato de sódio) na quantidade indicada na embalagem. Se a alcalinidade estiver acima de 150 ppm, use um produto chamado Redutor de pH e Alcalinidade para reduzi-la. No entanto, se a alcalinidade estiver entre 130 e 150 ppm, não é necessário reduzi-la, pois ela diminuirá naturalmente durante o tratamento.

Após a aplicação do Elevador ou do Redutor de Alcalinidade, aguarde pelo menos 6 horas para que a alcalinidade se estabilize. Em seguida, medir o pH e corrigi-lo se necessário. Para elevar o pH, use um produto chamado Elevador de pH (também conhecido como pH Mais ou barrilha). Para reduzi-lo, use o Redutor de pH e Alcalinidade (o mesmo produto utilizado para reduzir a alcalinidade).

4º Passo – Decantação

Após a limpeza física e a correção dos parâmetros físico-químicos, é hora de iniciar a limpeza química da água. O objetivo é eliminar a sujeira e matar as algas existentes na piscina, além de inibir o crescimento de novas algas.

Para isso, aplique um clarificante líquido de qualidade, diluído conforme indicado na embalagem. Em seguida, ligue a bomba com o filtro na posição recircular, por cerca de uma hora. Isso ajudará as moléculas de policloreto de alumínio contidas no produto a encontrar as partículas de sujeira e iniciar o processo de clarificação da água por meio da floculação. Você também pode acelerar esse processo “agitando” a água da piscina com a haste metálica para que o clarificante encontre mais rapidamente as partículas de sujeira.

Depois de uma hora, aplique o algicida e aguarde 15 minutos antes de desligar a bomba e deixar a água da piscina totalmente parada por cerca de 12 horas.

5º Passo – Aspiração

No dia seguinte, a piscina deve estar quase transparente e com bastante sujeira acumulada no fundo.

Piscina Verde
Piscina verde decantada

É hora de aspirá-la, o que deve ser feito drenando, ou seja, jogando a água aspirada no esgoto. Para isso, abra apenas os registros de aspiração e esgoto, mantendo os de retorno, coadeira e ralo de fundo fechados.

piscina sendo aspirada
piscina sendo aspirada

Para começar a aspiração, acople o aspirador à haste metálica, a mangueira ao aspirador e coloque-o na água com cuidado para não levantar a sujeira do fundo. Retire o ar da mangueira afundando-a completamente e permitindo que as bolhas de ar saiam por sua extremidade final. Depois, basta ligar a bomba e aspirar cuidadosamente todo o fundo da piscina com o filtro na posição drenar.

6º Passo – Supercloração

Após completar a aspiração, a maior parte da sujeira deve ter sido removida. Agora é hora de adicionar cloro à piscina para sanitizar a água, eliminando os organismos prejudiciais à saúde dos banhistas. Para isso, adicione uma dosagem de choque, cerca de 14 g/m³ de cloro espalhado por toda a superfície da piscina. Se estiver usando hipoclorito de cálcio, é importante diluir bem todo o cloro em um balde antes de adicioná-lo à piscina. Isso ajudará a evitar que os grãos de cloro se acumulem do fundo da piscina, podendo manchá-la.

7º Passo – Limpeza de Bordas

piscina com água cristalina
piscina limpa com a água cristalina

Após a cloração da água, é necessário limpar toda a linha de borda na altura da superfície de água com o auxílio de uma esponja de lavar louça e um detergente especial para piscinas, conhecido como limpa-bordas.

Com a água limpa e sanitizada, a piscina está praticamente pronta para uso. No entanto, antes de liberá-la, é importante medir novamente a alcalinidade e corrigi-la, se necessário. Da mesma forma, é preciso medir o pH e corrigi-lo, caso seja necessário.

Por último, deixe o motor ligado com os registros de coadeira, ralo de fundo e retorno abertos e o registro de esgoto e aspiração fechados. Por fim, a piscina poderá ser liberada para uso assim que o cloro residual, medido com o kit colorimétrico, apresentar um valor entre 1 e 5 PPM.

Dica: Por Que Você Não Deve Esvaziar a Piscina ao Limpar uma Piscina Verde?

Quando nos deparamos com uma piscina com água, paredes e fundos verdes devido a uma infestação de algas (limo ou lodo, como alguns chamam), duas opções são consideradas: a primeira é uma limpeza de choque como explicado anteriormente, enquanto a segunda é trocar toda a água da piscina, o que pode parecer mais simples.

No entanto, o que muitos não sabem é que secar uma piscina pode colocar sua estrutura em risco. Isso ocorre porque a força exercida pelo solo ao redor da piscina perde o equilíbrio proporcionado pela pressão da água no interior da piscina. Este desequilíbrio pode ocorrer em qualquer tipo de piscina quando está seca, mas as avarias nas piscinas de fibra de vidro são mais comuns por serem mais frágeis do que as de alvenaria ou concreto armado.

Além do risco mencionado, há o custo financeiro e ambiental de desperdiçar grandes quantidades de água que deverão ser substituídas por água tratada, especialmente em tempos de escassez de água.

Por isso, recomendamos que a água de uma piscina só seja trocada por inteiro quando não houver um sistema de tratamento instalado com filtro e bomba e não for possível trabalhar com um sistema de bomba móvel.

Por fim, ao limpar uma piscina verde ou fazer qualquer tipo de manutenção necessária, recomendamos que não efetue a troca da água de sua piscina sem consultar um piscineiro capacitado, pois, caso seja preciso trocar toda a água, medidas devem ser tomadas para evitar o risco à estrutura da piscina.

Curso Presencial de Piscineiro

Torne-se um tratador de piscinas qualificado e conquiste os clientes mais exigentes! Aprenda com a melhor empresa em manutenção de piscinas do Brasil e realize a limpeza física, o tratamento químico, análises, operação de filtros e motobombas.

Venha ser um piscineiro de sucesso e fature alto na profissão! 🤑

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
Conheça o Autor

Conheça o Autor

Sócio administrador da Piscina Fácil, Vinicius Teixeira dos Reis é Engenheiro de Aquicultura, formado pela UFSC em 2008 e Engenheiro Civil, em formação, pela UNICESUMAR.

Apaixonado por águas, trabalha como piscineiro, laguista e construtor. Além dessas atividades, ministra cursos e cria conteúdos sobre Tratamento de Piscinas, Construção de Lagos Ornamentais, Piscinas Naturais, Jardinagem e Paisagismo.

Posts Recentes

O que é Piscina?

Entenda o que é uma Piscina na concepção moderna. O termo piscina não se limita ao reservatório de água construído ou fabricado para pessoas se

Leia mais »