fbpx

Piscina Fácil

Saiba Qual a Diferença entre Piscina Natural, Lago Ornamental e Piscina Tradicional

Se você está pensando em construir uma piscina natural, mas gostaria de entender melhor quais as diferenças e semelhanças em relação a um lago ornamental e a uma piscina tradicional, não deixe de ler este artigo escrito pelo engenheiro de aquicultura e professor, Vinícius Teixeira dos Reis.

O que são Lagos Ornamentais?

Lagos ornamentais são reservatórios de águas cristalinas, construídos e mantidos com o objetivo de melhorar a sensação de bem-estar, de equilíbrio físico e mental, além de valorizar o imóvel onde são instalados com a criação de um oásis em meio a um ambiente urbano. Nele, cultivam-se plantas aquáticas e terrestres, carpas coloridas e outras espécies de peixes em águas onde o desenvolvimento de algas é controlado de forma biológica, reforçado com o uso de tecnologia, sem a aplicação de cloro, algicidas e clarificantes.

Os lagos ornamentais podem ser construídos em concreto ou alvenaria – sendo esses os chamados lagos formais. No entanto, os lagos mais desejados, atualmente, são aqueles que se assemelham a um habitat aquático natural, ou seja, fogem bastante daquela aparência de espelhos d`água já bastante difundida em condomínios residenciais e prédios comerciais. Esses lagos com aparência natural são construídos com mantas impermeabilizantes de PVC ou EPDM e possuem formas orgânicas, geralmente, sem paredes retas ou revestimento cerâmico.

Os lagos ornamentais possuem paredes escavadas com inclinação de 45 graus, aproximadamente, e fechamento composto de rochas encaixadas uma ao lado e sobre a outra com a intenção de esconder totalmente a manta impermeabilizante. O fundo do lago é coberto com areia branca, a mesma utilizada em filtros de piscinas.

Outro item fundamental no paisagismo de lagos são as plantas. Nos lagos ornamentais as plantas possuem dupla função: são elementos decorativos e ajudam na purificação da água.

 

Foto: Ecosys Lagos Ornamentais

Comparativo entre Lago e Piscina Tradicional

Diferentemente das piscinas tradicionais, onde a intenção do tratador é eliminar toda e qualquer vida que possa se desenvolver na água, em lagos ornamentais, existem alguns grupos de bactérias que são essenciais para equilíbrio do ecossistema, os principais são os das bactérias nitrificantes, em especial, as dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter.

São essas bactérias que realizam o ciclo do nitrogênio, transformando substâncias tóxicas aos peixes – como a amônia e o nitrito – em fertilizante para as plantas na forma de nitrato. Toda esta transformação ocorre, principalmente, no interior dos filtros biológicos, equipamento inexistente em piscinas tradicionais.

Quanto a manutenção de lagos ornamentais, o trabalho rotineiro dispendido varia muito conforme o investimento realizado em sua construção. Alguns equipamentos (também utilizados em piscinas tradicionais) como as lâmpadas ultravioleta e os geradores de ozônio ajudam e muito, reduzindo drasticamente os processos manuais de limpeza.

O controle da qualidade de água é igualmente importante, controlando-se, assim como em piscinas tradicionais o pH, alcalinidade e a dureza da água. Além desses parâmetros físico-químicos, são, também, analisadas as concentrações de oxigênio, amônia, nitrito e nitrato.

Alguns dos parâmetros mencionados acima são corrigidos com os mesmos produtos utilizados em piscinas – como é o caso da alcalinidade que é elevada por meio da adição de bicarbonato de sódio. Porém, em lagos, a quantidade de produtos aplicados deve ser menor a fim de não causar um choque fisiológico nos peixes e bactérias nitrificantes que nele se desenvolvem.

Já quanto a limpeza física, lagos artificiais (como também são chamados os lagos ornamentais) exigem muito menos trabalho que as piscinas tradicionais. Enquanto em uma piscina residencial o tratamento precisa ser realizado de uma à mais vezes por semana, em um lago, uma visita mensal de um técnico é, normalmente, suficiente.

Nesta visita o técnico irá analisar os parâmetros de qualidade de água e corrigi-los, caso necessário, irá limpar os filtros e verificar o funcionamento dos equipamentos como bombas, UV e ozonizadores, irá podar plantas, substituir e plantar, além de verificar a sanidade dos peixes em uma análise visual atenta na busca de possíveis patógenos.

 

Foto: Lago Carpa

Em suma, lagos ornamentais são ambientes criados para a contemplação dos peixes, das plantas, das rochas, do movimento e dos sons da água, elementos que trazem diversos benefícios a saúde de homens, mulheres e crianças – os quais são amplamente estudados na arquitetura biofílica.

E as Piscinas Naturais?

Tudo que foi dito sobre lagos ornamentais até aqui, é válido, também, quando o assunto é piscina natural. Porém, a principal diferença entra uma piscina natural e um lago ornamental é a utilização que se quer dar a este reservatório de água.

Enquanto em um lago artificial a principal motivação para sua construção é a contemplação e o relaxamento, em piscinas naturais o objetivo é imergir em um ecossistema aquático, sem cloro, e que pode possuir lindos peixes e plantas.

Uma vez que o objetivo é mergulhar, o lago ornamental para nado (sinônimo de piscina natural) precisa de uma profundidade maior. Enquanto a maioria dos lagos ornamentais possui cerca de 60 cm de profundidade, as piscinas naturais precisam de, pelo menos, 1,5 m na região destinada ao nado, podendo possuir áreas rasas, formando prainhas como as construídas em piscinas tradicionais e entradas com baixa declividade semelhantes as encontradas em praias de água salgada.

Piscinas naturais podem ou não possuir peixes, este é um fator determinante na hora de seu projeto. Caso a escolha seja por colocar estes “pets” no ambiente, o sistema de tratamento precisará ser reforçado, visto que os próprios banhistas trarão bastante sujidade para o interior do reservatório – assim como acontece nas piscinas tradicionais tratadas com cloro – que se somará aos contaminantes liberados pelos peixes e pelo seu arraçoamento.

Em piscinas naturais, geralmente, opta-se por “carregar” menos no paisagismo, isto é, introduzir menos plantas e rochas deixando o ambiente mais ”clean” para a entrada, saída e natação dos usuários – porém isto não é uma regra.

Outro ponto importante que diferencia as piscinas naturais dos lagos ornamentais é a construção de refúgios para os peixes. Esses refúgios são locais rasos, com plantas, onde os peixes irão se esconder quando se sentirem ameaçados com uma criança pulando ou jogando bola dentro do reservatório, por exemplo. Este ambiente trará segurança ao animal e consequentemente reduzirá seu nível de stress, melhorando, assim, sua qualidade de vida e expectativa de vida.

Esses refúgios são altamente recomendados, porém, com o passar do tempo, algumas espécies de peixes como as carpas coloridas e os kinguios se tornam tão sociáveis que buscam o contato com os banhistas, criando uma relação de afeto assim como cães e gatos tem com seus donos.

Por fim, piscinas naturais necessitam de maior área para implantação e equipamentos mais robustos do que lagos ornamentais, o que acaba encarecendo o projeto – nada que ultrapasse o valor gasto na construção de piscinas tradicionais: algo entre 2.000 e 5.000 reais por metro quadrado.

Conclusão

Lagos ornamentais, piscinas naturais e piscinas tradicionais, são elementos que, somados ao paisagismo do entorno, enriquecem os espaços externos residenciais e comerciais, cada um de uma forma diferente e complementar.

A busca crescente por ambientes desestressantes e uma rotina de maior contato com a natureza, alavancou todo este mercado. Cabe aos interessados buscarem informações e profissionais capacitados para que possam tomar a melhor decisão sobre o que é melhor construir considerando seus hábitos, gostos, espaço disponível e orçamento.

Quer aprender mais sobre lagos ornamentais e piscinas naturais? Conheça o nosso curso!

Curso Presencial de Piscineiro

Torne-se um tratador de piscinas qualificado e conquiste os clientes mais exigentes! Aprenda com a melhor empresa em manutenção de piscinas do Brasil e realize a limpeza física, o tratamento químico, análises, operação de filtros e motobombas.

Venha ser um piscineiro de sucesso e fature alto na profissão! 🤑

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
Conheça o Autor

Conheça o Autor

Sócio administrador da Piscina Fácil, Vinicius Teixeira dos Reis é Engenheiro de Aquicultura, formado pela UFSC em 2008 e Engenheiro Civil, em formação, pela UNICESUMAR.

Apaixonado por águas, trabalha como piscineiro, laguista e construtor. Além dessas atividades, ministra cursos e cria conteúdos sobre Tratamento de Piscinas, Construção de Lagos Ornamentais, Piscinas Naturais, Jardinagem e Paisagismo.

Posts Recentes

Conheça as Carpas Koi

As carpas koi são peixes ornamentais muito populares em lagos ornamentais em todo o mundo. Elas são conhecidas por suas nadadeiras e escamas (ou couro)

Leia mais »

O que é Piscina?

Entenda o que é uma Piscina na concepção moderna. O termo piscina não se limita ao reservatório de água construído ou fabricado para pessoas se

Leia mais »